Saiba como é comemorado o Dia das Mães em 10 países

Mais de 80 países celebram a data no 2º domingo de maio, como o Brasil. Confira outros países que têm comemorações diferentes.

 

01- Nepal
No Nepal, o Dia das Mães é comemorado no festival conhecido como Mata Tirtha Aunsi ou Mata Tirtha Puja, celebrado no último dia da chamada “lua escura” do mês Baishakh, que cai sempre entre abril e maio no calendário gregoriano. Para homenagear as mães que já morreram, é tradicional que os peregrinos sigam para lagoas na vila de Mata Tirtha, perto de Katmandu. São levadas oferendas e muitos mergulham nas lagoas.


02- Imaculada Conceição
 No Panamá, o dia das mães é comemorado no dia 8 de dezembro, durante a festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição –sendo uma data bastante religiosa e vinculada à imagem da mãe de Jesus e de sua concepção pelo Espírito Santo. A data foi sugerida em 1930 pela mulher do então presidente do país, Florencio Harmodio Arosemena.



03- Mães Guerreiras
 Na Bolívia, o dia das mães é celebrado em 27 de maio, data que comemora a Batalha de La Coronilla. No combate, que ocorreu em 1812 durante a guerra pela independência do país, Manuela Gandarillas liderou um grupo de mulheres em uma luta contra o Exército espanhol, onde atualmente fica a cidade de Cochabamba.


04- Incentivo à Gravidez
 Na França, a homenagem às mães foi feita pela primeira vez no início do século XX, quando mulheres com muitos filhos receberam um prêmio do governo porque as baixas taxas de natalidade eram preocupantes. A comemoração atualmente ocorre no último domingo de maio (quando a data coincide com o dia de Pentecostes, data que marca o 50º dia após o domingo de Páscoa, o Dia das Mães é transferido para o primeiro domingo de junho).


05- Lembrança Política
 Na Indonésia, o dia das mães é celebrado em 22 de dezembro, data que marca o aniversário de abertura do primeiro Congresso Feminino Indonésio, realizado em 1928. O congresso reuniu 30 organizações feministas e tinha como objetivo melhorar as condições das mulheres no país.


06- Mães amarradas

O Dia das Mães é comemorado de maneira inusitada na Sérvia. A data é celebrada em dezembro, dois domingos antes do Natal. As mães são amarradas por seus filhos, e só podem ser soltas após darem presentes e doces para as crianças. No domingo seguinte é comemorado o Dia dos Pais, de maneira semelhante.


07- Aniversário da Rainha
 Na Tailândia, a data é celebrada em 12 de agosto, dia do aniversário da rainha consorte do país, Sirikit Kitiyakara, considerada a mãe de todos os tailandeses. A data foi celebrada pela primeira vez na década de 1980, em um esforço para promover a família real. Na data, casas e edifícios públicos do país são decorados e há queima de fogos.


08- Homenagem à filha de Maomé
 No Irã, o Dia das Mães é comemorado na data do aniversário de Fatimah, filha do profeta Maomé. A data cai no dia 20 do mês Jumada al-thani, o sexto mês do ano islâmico, que segue o calendário lunar. A data foi instituída após a Revolução Iraniana, e é usada para promover o conceito tradicional da família.


09- Sem distinção
 Na Coreia do Sul, não há distinção entre pais e mães na comemoração. Por isso, o Dia das Mães é comemorado junto com o Dia dos Pais, em 8 de maio. Antigamente, a data celebrava apenas a maternidade. Os pais passaram a ser homenageados posteriormente, para não ficarem excluídos das comemorações.


10- Fim da Chuva
 O Dia das Mães é comemorado junto com o fim da estação chuvosa na Etiópia, em uma data variável entre outubro e novembro. Chamada de “Antrosht”, a celebração dura de dois a três dias e é iniciada com decoração nas casas. Uma grande refeição é feita pela família, e depois disso todas as mulheres –mães e filhas– fazem uma dança em homenagem às famílias.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!